Pular para o conteúdo

Hedonismo: A REVIVAL OF FASHION

 

Rosane S. F. Guerin

 

A partir deste artigo vamos iniciar uma série de revivals, diríamos assim, lembranças de uma moda do passado, buscar nos baús de nossas avós e mães suas peças mais usadas das décadas de 1950, 1960, 1970, 1980 etc.

Não pensem que tudo saiu de moda, que aquele modelo antigo de casaco, saia etc., não serve mais, pois está fora de moda. Tenham sempre em mente que a moda é cíclica! Os estilos vão e vêem, não são estáticos, estão sempre em movimentos que se deslocam de tempos em tempos. A moda é feita pelo próprio hábito de consumir, não nos iludamos, dela são criados ou instigados vontades ou desejos de ser, de ter e de aparecer.

Voltar para o passado é procurar entender um pouquinho do que somos hoje, do que o presente é em várias formas de se viver. Dicas do passado que perduram no presente em que todas as estações sempre perpetuaram ao longo das décadas, ou seja, se faz frio vestimos os elegantes casacos de lã ou tailleurs de lã, ou simplesmente os blazers de cinturas bem marcadas por meio dos próprios cintos finos que se fixam charmosamente sobre o corpo feminino e, além disso, peças que por si só são bem cortadas e alinhadas ao corpo.

Vejamos alguns exemplos do passado fashion com
imagens extraídas da coluna de figurinos de moda da antiga e preferida revista semanal O Cruzeiro, muito lida pelo público brasileiro em tempos em que a modernidade estava crescendo em nosso país, a indústria brasileira estava despontado em vários setores da economia, e claro a indústria da moda estava começando a dar o ar da sua graça. Alceu Penna, nosso querido figurinista e principal autor dos desenhos de moda que por meio da coluna de figurinos desta revista trazia novidades da Europa e Estados Unidos, principalmente de Paris e Nova Iorque, modelos inspirados nos estilistas mais requisitados das atrizes e famosos da época, como Christian Dior, que com seu estilo romântico e super feminino de vestir as mulheres, marcou época especialmente com seu new look.

Existem peças do vestuário feminino que foram eternizadas e uma delas é o clássico tailleur cintado como podemos observar no desenho de Alceu Penna, o modelo vermelho em lã cintado e com os bolsos verticais, este modelo foi criado em 1950 que perdura com o seu estilo até nos dias atuais, este é caso do modelo de Marc Jacobs de 2006, diferenciando-se nos bolsos e na gola redonda tipo Peter Pan.

O que a moda fez e faz hoje sempre englobará um processo cíclico, por isso uma dica importante é não se desfazer de todas as peças que supostamente não estão mais na moda! E tenhamos sempre um bom revival fashion em nosso guarda-roupa!

 


Desenhos de Alceu Penna para a Revista O Cruzeiro em 1950.

Criações de Rauch, Creed e Dior.

 

Fotos para o desfile da coleção Marc Jacobs em Nova Iorque/2006.

Sobre a autora

Rosane S. F. Guerin é graduada e especializada em Moda, na modalidade Coordenação de Moda e Criação e Produção, respectivamente. Além disso, é mestra em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC (2007) e em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP (2009).

 

%d blogueiros gostam disto: