As possibilidades de um dia chuvoso em NY


por Silvia Regina Guimarães


Divulgação: Imagem Filmes

Ele fez de novo. Agridoce e interessante com seus debates internos e muito emocionais, Woody Allen roteiriza e dirige Um Dia de Chuva em Nova York, um ótimo filme para refletir as possibilidades de uma vida.

Com um elenco de primeira, Allen revitaliza a sua maneira de replicar a si e suas linhas de raciocínio em diversas peles, dando vida a personagens divertidos e leves, capazes de estimular no público o seguinte questionamento: de que maneira queremos estar aqui?

Na crônica, Gatsby (Timothée Chalamet) planeja passar um fim de semana romântico, em Nova Iorque, com a namorada Ashleigh (Elle Fanning), aproveitando a oportunidade dela, jornalista em formação, entrevistar um famoso diretor de cinema (Liev Schreiber).

Como é de se esperar, nada sai como planejado e diversos acontecimentos colocam Gatsby na surpresa das descobertas sobre os outros, mas principalmente sobre si mesmo, coisa que o obriga a rever seus saberes, motivações e desejos, sobretudo depois de reencontrar a irmã caçula de uma ex-namorada (Selena Gomez).

Divulgação: Imagem Filmes

A trilha sonora pontua a fotografia de uma Manhattan cinematográfica, como é de se admirar nos filmes do diretor; o filme, constrói a trama de maneira eficiente e dinâmica, com  piadas inteligentes e charmosas, fazendo notar as forças e as fraquezas de caráter quando uma oportunidade poderosa e imperativa surge como uma porta a ser aberta ou fechada para sempre.

Tendo a chuva como personagem marcante na narrativa, Um Dia de Chuva em Nova York é uma comédia romântica que nos fala das surpresas escondidas em dias aparentemente decepcionantes; ou, se preferir, é uma comédia romântica que nos leva a pensar sobre o valor das escolhas que fazemos em dia chuvosos ou ensolarados. Afinal, quem é que sabe quando vai chover.

Deixe suas impressões sobre esse e outros filmes na sessão
Do Leitor: Comente

Estreia: 21 de novembro de 2019
Elenco: Elle Fanning, Jude Law, Selena Gomez, Rebecca Hall, Liev Schreiber, Diego Luna, Kelly Rohrbach, Suki Waterhouse, Cherry Jones, Cole Matson, Catherine LeFrere,  Aynsleigh Dann, Gurdeep Singh, Olivia Boreham Wing, Liz Celeste, Kathryn Leigh Scott, Taylor Black, Edward James Hyland, Will Rogers, Jacob Berger
Direção: Woody Allen
Gêneros: Comédia
Duração: 94 minutos


Silvia Regina Guimarães é doutora em Comunicação e Semiótica e editora de Gostonomia. Na sessão Gostonômicas, escreve críticas, evidencia pessoas e lugares, rememora histórias, divulga artes, explora sensações e vivências.