After Live – Vocês vão ter que me engolir

e as motivações da vida para quem resolver vivê-la

por Silvia Regina Guimarães


Para rir e chorar. Essas são as reações provocada porque Rick Gervais, escritor, diretor e protagonista da tocante série After Life (Vocês vão ter que me engolir), disponível no Netflix, desde março deste ano. A partir das reflexões feitas sobre a vida de Tony, um homem jovem, que se descobre odiento após a morte da esposa, por câncer, é possível perceber que a vida está muito além do que somos capazes de fazê-la ser.
Apesar da simplicidade na apresentação da premissa da série, a discussão presente ali é muito maior. Depressão, falta de amor próprio e atitudes mal tomadas, nos fazem pensar. Com uma narrativa distribuída em 6 episódios, Gervais exibe um roteiro primoroso e direção firme, conjugadas à sua atuação, costumeiramente impecável, e constrói com sensibilidade o cotidiano de gente simples, que nada deve de tão grave, além de viver a própria vida. E aí está o grande o motivo da provocação.

Personagem de After Life: Rir, chorar e pensar sobre a vida possível

Na dor e com respostas virulentas à vida, Tony ajuda a evidenciar os dilemas de almas comprometidas somente com suas existências, em um cotidiano que nada promete de mais expressivo ou desafiador; e acaba por nos fazer pensar, e quem sabe reagir, aos aspectos práticos do que se vivencia, no percurso da própria existência.
Com um discurso inteligentemente simples e sem sobras, somos conduzidos suavemente a olhar os detalhes, as poucas escolhas que podemos fazer, às pessoas que podemos amar e as alegrias que podemos nos dar, naquelas atitudes que fazem valer a pena escolher viver e notar que a busca pelo sentido, quando temos o basilar resolvido, é possível, pessoal e determinante para o percorrer do caminho.

________________
Com a próxima temporada confirmada, After Life é estrelada por: Kerry Godliman (Derek) como Lisa, a mulher de Tony; Tom Basden (Plebs, David Brent: Life On The Road) como Matt, o cunhado de Tony; Tony Way (No Limite do Amanhã) como Lenny, o melhor amigo de Tony; David Bradley (da série de filmes Harry Potter, Game of Thrones) como o pai de Tony; e Ashley Jensen (Extras) como a enfermeira do pai de Tony.
E mais: Penelope Wilton (Downton Abbey, Doctor Who), David Earl (Caindo no Mundo, Derek), Joe Wilkinson (Him and Her), Kerry Godliman (Derek), Mandeep Dhillon, Jo Hartley, Roisin Conaty, Tim Plester e Diane Morgan (David Brent: Life On The Road).
“After Life – Vocês vão ter de me engolir” é uma série original Netflix da Derek Productions. A série em seis partes é criada, escrita e dirigida por Ricky Gervais. Charlie Hanson é resposável pela produção, e Ricky Gervais e Duncan Hayes assinam a produção executiva.