Skip to content

A MODA DOS EMBALADOS ANOS 80

A MODA DOS EMBALADOS ANOS 80

 

Por Rosane S. F. Guerin

 

A série de revivals of fashion tem sua retomada passando pelos embalados anos 80, uma década com suas características próprias. Tem gente que acha esta moda um tanto brega, bom, é a moda dos exageros, diríamos dos grandes detalhes. As cores continuam com muita força não só nas roupas como também na maquiagem e cabelos.

Surge uma maneira nova de se vestir, um modo nada convencional, as roupas tornam-se desproporcionais ao corpo em especial feminino, onde as mudanças são mais visíveis. Os blazers masculinos são adotados pelas mulheres, as ombreiras ficam em destaques, a cintura e cós alto também.

Um estilo desestruturado e folgado, na forma de ser, de viver, transgressões sociais e estéticas aparecem no meio coletivo. Uma moda de tribos, grupos sociais começama emergir como os punks, que queriam impactar a sociedade com sua maneira sombria, inresponsável, monocromática e radical de se vestir. Outro grupo social é o yuppie, um grupo que impactava de maneira oposta dos punks, um estilo clássico, conservador, que desfilavam nos principais centros financeiros.

A prática do consumo de moda foi sendo difundida com o surgimento de grifes famosas e caríssimas. A moda japonesa é um marco da década dos anos 80, sendo que a modelagem das roupas são assimétricas, despojadas e soltas.

Estes fatos se mesclam até mesmo na moda de hoje, os materiais metalizados hoje estão em alta nos looks femininos, das calças baggy, sarongues e justas, todas emergiram desta década badalada, em que as pessoas começam se preocupar mais com sua aparência e a desfilar nas academias de ginástica e nas badaladas noites das danceterias dos grandes centros urbanos.

As peças mais típicas dos anos 80, que não poderíamos deixar de citar, é a polaina, o par de ombreiras, o tênis All Star e a calça baggy. Desta década as influências podem ser vistas nas roupas mais sofisticadas para um evento social ou para o oposto, um momento de lazer descontraído. O que vale destacar para este período da moda é a diversidade de formas e materiais que se revezam no guarda-roupa, é um estilo de gosto exagerado, mas enfim, são escolhas para dar a vontade, a liberdade de vestir aquilo que já foi um dia moda e continua sendo nas vitrinas, nas ruas, nos desfiles e mídias de todo tipo.

Fotos: Folha Imagem.

Site: http://almanaque.folha.uol.com.br/instantaneos_anos80.htm

 


Fotos: Folha Imagem.

Site: http://almanaque.folha.uol.com.br/instantaneos_anos80.htm

 

 

Fotos da esquerda e meio: Amanda França. Desfile de André Lima. 2003.

Site: http://almanaque.folha.uol.com.br/instantaneos_anos80.htm

Foto da direita: Enlarge image. 2010.

Site: http://www.firstview.com/collection

 

 

 

 

%d blogueiros gostam disto: