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Hedonismo [moda]: As linguagens no gosto da moda

AS LINGUAGENS NO GOSTO DA MODA

por Rosane S. F. Guerin

O sincretismo de linguagens é gritante no espaço do pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera da 28ª edição da Semana da Moda, o São Paulo Fashion Week/SPFW OUT/INV 2010, intitulada nesta edição com o tema “Linguagens”. Abarcando um conjunto de manifestações que se entrecruzam em uma diversidade de movimentos e formas que se constroem por meio da comunicação entre linguagens diferentes. Ao adentrarmos no pavilhão da Bienal para prestigiar os desfiles das tendências de moda para a próxima estação do outono/inverno, recebemos uma carga de informações no conjunto das linguagens que se apresentam primeiramente neste espaço, que produz a interatividade antecipadamente aos desfiles das coleções propostas e vigentes.

É apresentando o corpo do logo do evento SPFW, que faz o convite ao indivíduo a ver impressas palavras de vários significados, códigos, dando forma ao próprio logo (ver fig. 1). Há também ao longo das paredes brancas da estrutura interna do pavilhão (ver fig. 2 e 3) um jogo de palavras variadas que se movimentam por meio de uma determinada distribuição a chamar e atrair a atenção do indivíduo que transita pelo pavilhão e as observa.

Fig. 1: Logo do evento de moda.

Fonte: http://www.textilia.net/sitenovo/portal_eventos.


Fig. 2: Piso Térreo do Pavilhão da Bienal Fig. 3: Primeiro Piso do Pavilhão da Bienal

do Parque do Ibirapuera da 28ª edição da do Parque do Ibirapuera da 28ª edição da

Semana da Moda. Semana da Moda. Telas de vídeo suspensas.

Fonte: http://www.uhbreakers.com Fonte: http://www.uhbreakers.com

O convite foi feito para refletir sobre os desfiles das coleções que se interpõem de várias maneiras pelos movimentos e estruturas vestimentares e corporais. Há um mix codificado, lido e interpretado por uma diversidade de textos ambulantes e espaciais que são visivelmente colocados diante do público espectador. A moda a principal personagem desta história, se coloca no centro das atenções, concomitantemente produzindo as coleções para um vestir de gostos naturais, sofisticados e quentes em uma estação tão fria. Vejamos a proposta de coleção de alguns looks da Osklen:


look 1                                     look 2                                    look 3                                     look 4

Fig. 4: Looks da coleção da marca OSKLEN – OUT/INV 2010

http://www.chic.com.br/moda/noticia/osklen-inverno-2010

Foto: Charles Naseh.

Para este outono/inverno foi proposto uma rede de misturas gráficas, cromáticas, comprimentos e volumes diversos e acessórios exuberantes, tipos de chapéus, luvas e calçados que dêem conta do frio que vem por aí! As escolhas pelas cores fortes revelam um gosto quente para estação fria do ano, o movimento das listas no look 1 estão em destaque no vestido longo, em contrapartida no look 2 a estampa florida cria um clima mais leve para o inverno que está chegando para sair de dia! Ainda a proposta do vestido curto, pernas de fora, botinas na altura da canela, e para noite um black totaly numa versão mais moderninha do tubinho preto básico do look 3. E para finalizar um vestido longo esvoaçante em cores mais neutras em estamparia geométrica para dar o que falar num programa mais cult.

O estilo da Osklen tem sua linguagem própria e bem definida que se expressa no todo da coleção e traz o uso do curto e longo, do liso e estampado, assim, criando estas linguagens neste vestir, onde são expressas por meio do corpo que se coloca vestido em variação de materiais, estampas e acessórios e proporcionando liberdade e sofisticação para criar e abusar no jeito e no gosto de cada um se vestir.

Sobre a autora:
Rosane S. F. Guerin é mestra em Comunicação e Semiótica e Educação e Cultura, Bacharel em Moda com Habilitação em Coordenação de Moda.
Sua produção apresenta ênfase em Moda fazendo interfaces com as seguintes áreas: história, memória, relações de gênero, educação, cultura, comunicação e semiótica.

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